actividades
fotografia
n'olho da rua

 

 

descrição do projecto

O projecto "Fotografia n'Olho da Rua" assume-se claramente como uma iniciativa com um conteúdo de exposição pública e urbana de fotografia:

- integrando fotografias de autores convidados, com base num tema a escolher anualmente

- as referidas imagens serão impressas por processo serigráfico em formato MUPI, e expostas em praças, jardins, passeios e ruas, transformando a cidade numa imensa sala de exposições

- as fotografias poderão, em simultâneo, ser expostas em "galeria"

- a iniciativa será divulgada nos órgãos de comunicação social, e por processos complementares, incluindo a inserção das imagens na página da Gesto na internet http://www.gesto-coop-cultural.pt

A GESTO com a realização desta iniciativa "Fotografia n'Olho da Rua" pretendeu contribuir com uma iniciativa cívica, pública, criativa e urbana para trazer o processo artístico para dentro do quotidiano da cidade. 

O tema escolhido em 1998 foi "Norte/Sul", tendo em atenção a realização em simultâneo da Cimeira Ibero-Americana no Porto.

O tema escolhido em 2000 foi "Dia Europeu sem carros", em colaboração com a CMP.

O tema escolhido em 2002 foi "Cidades".

Foram convidados vários fotógrafos, de várias nacionalidades, contribuíndo cada um com duas imagens, cada uma orientada para uma das direcções do tema.


Ao longo da história da arte muitos artistas, movimentos e projectos integraram na sua prática estética preocupações de difusão das suas produções, procuraram criar condições para a participação alargada das populações no processo de criação artística. A democracia efectiva passa também por aí.

As galerias, os museus, as bienais desempenham um papel importante na difusão da arte e no desenvolvimento do processo de criação artístico, mas são insuficientes perante a necessidade de aproximar dos eventos artísticos as escolas, as associações culturais, as autarquias, os cidadãos.

Gesto 1998

 

 

 

"Talvez os artistas mudem em arco-íris de cem cores a poeira cinzenta das cidades...

Artistas e escultores são convocados a agarrar, sem demora, em latas de tinta e a iluminar, a pintar com os próprios pincéis da própria mestria as ancas, a testa e o peito das cidades, das estações e das manadas de vagões ferroviários..."

"Carta aberta aos operários"

Maiakovski

Fotografia n'Olho da Rua 1998

2000

2002