Frankentraum - é um romance franktástico de Mary Shallow Dreams

Autor: Mary Shallow Dreams

Tradução: Renato Roque

Edições Franctásticas

Tavira, Agosto 2002

 

Viktor Frankentraum Labor © Renato Roque

integrada em exposição Frankenstein em Tavira

O romance Frankentraum é publicado  integrado no projecto Frankenstein em Tavira

Frankentraum em Portugal

Existem muitos relatos em Portugal de pessoas que afirmam ter visto seres fantásticos a seguir ao 25 de Abril. Quase sempre referem-nos como sombras gigantescas que aparecem para imediatamente desaparecerem. Relatos muito parecidos ao de Robert Walkon em Frankentraum:

"vi um vulto enorme de contornos aparentemente humanos a ser tragado pela vegetação e pelo nevoeiro"  

Estes relatos aparecem de facto muitos anos antes do 25 de Abril mas por razões fáceis de explicar não há muitos registos a não ser na imprensa clandestina da oposição. Mas depois do 25 de Abril o número de casos aumenta exponencialmente até aos anos 80. Na década de 80 os relatos diminuem. Hoje são quase inexistentes. São muito poucos aqueles que de quando em vez afirmam ter visto o tal sonho enorme a arrastar-se e desaparecer.

Perante este facto poder-se-á afirmar com relativa segurança que Frankentraum esteve em Portugal durante o PREC. E que aqui per mane ceu até aos anos 80. Continuará em Portugal escondido algures? Aprisionada numa Arca de Sonhos? Terá desaparecido? Terá morrido? O objectivo desta conferência do Prof. Albert Eintraum não é responder a estas perguntas mas explicar a presença e o desaparecimento de Frankentraum em Portugal a partir da Teoria da Relatividade Restrita do Sonho.