Descrição do projecto  fotográfico Douro/Duero

A Fundação Nova Cultura da Água promove em Abril de 2006, em Zamora, um congresso ibérico de homenagem ao rio Douro. Este congresso pretende ser um espaço aberto de debate, um espaço de reflexão conjunta sobre a gestão sustentada deste recurso natural inestimável e, em geral, sobre a problemática da água.

Uma das singularidades desta iniciativa consiste nas inúmeras actividades culturais e artísticas organizadas durante o evento.

A exposição de fotografia contemporânea sobre o Douro é uma das iniciativas mais importantes das que vão ser organizadas como actividades paralelas ao congresso, para qual solicitamos o apoio do IA.  

A exposição reúne portefólios de quatro fotógrafos portugueses:  

Cada fotógrafo abordará o rio Douro numa perspectiva diferente:

Cada  portefólio constará de dez fotografias, em técnicas e dimensões à escolha de cada fotógrafo.

Para além da exposição vai ser editado um livro-objecto reunindo as 40 imagens da exposição e algumas mais e um conjunto de textos poéticos sobre o rio Douro, feitos também expressamente para esta iniciativa. O livro reunirá textos de:

o       AGUSTINA BESSA LUÍS

o       AMADEU BAPTISTA

o       JORGE SOUSA BRAGA

o       JORGE VELHOTE

o       JOSÉ EMÍLIO-NELSON

o       M. PIRES CABRAL

o       MARIA DO CARMO SERÉM

o       MÁRIO CLÁUDIO

o       PAULO PAIS

o       VASCO GRAÇA MOURA

A exposição, depois da abertura em Zamora durante e o congresso da FNCA, vai ser realizada em diversos locais, em particular em locais ligados à bacia do Douro. Estão a ser negociadas com as autarquias e outras instituições como o museu do Douro, museu Amadeu Sousa Cardoso, Parque Arqueológico do Vale do Côa, etc, as condições necessárias para a exposição poder ser realizada no Porto, Vila-Real, Amarante, Bragança, Vila Nova de Foz-Côa, Régua, Lamego, etc.